sexta-feira, janeiro 06, 2006

A escolarização da criança cigana

A instituição escolar, tal como a conhecemos, desenvolve relações de conflitualidade e não de empatia com as crianças ciganas, que são muitas vezes consideradas como intrusas e incompreendidas na sua diferença.
A escolarização das crianças não tem assumido qualquer importância para os ciganos. No contexto educativo de uma criança não-cigana, ao longo do seu percursos escolar, desde o jardim de infância até à universidade, apercebemo-nos que a instituição escolar substitui a educação familiar em diferentes aspectos, como o afectivo, o psicológico, de segurança, etc. Por sua vez, a criança cigana vai experimentar alguns conflitos, uma vez que desconhece, não compreende e não está sociabilizado com as rotinas escolares – dificuldades na aceitação dos professores como figuras de autoridade, por exemplo –, visto que é sociabilizada em família, num contexto de liberdade, de espontaneidade e de improviso e apenas respeitam a hierarquia familiar.
Na escola, a criança cigana experimenta conflitualidade, tanto com outras crianças não-ciganas, como com os professores e até com o pessoal auxiliar de acção educativa, expressando-se, muitas vezes, através da agressividade verbal, física ou violência simbólica. Experimenta viver uma cultura diferente da sua. A sua língua, os seus hábitos, os seus costumes e tradições são considerados marginais, são estigmatizados e não são tomados em conta nas aprendizagens que realiza. O absentismo escolar pode justificar-se pelo receio de fazer frente a um meio hostil.
A educação da criança cigana, gira em torno da família, onde os fracassos e os insucessos são vividos como experiências a serem incorporadas nos seus saberes. A família encontra-se sempre presente, transmitindo-lhe segurança e bem-estar. As crianças e os adultos vivem, trabalham e sofrem juntos. As crianças aprendem por interacção com a família. A educação é permanente, o que significa que para os ciganos não existem momentos para aprender, para brincar ou trabalhar. A criança cigana é iniciada nos processos de sociabilização através da sua mãe que lhe transmite valores éticos e culturais que são a essência universal da sua qualidade de cigano.
As famílias e as crianças ciganas, na escola, defrontam-se com uma realidade diferente com ritmos e horários diferentes. Deparam-se com uma disciplina escolar, com professores e programas alheios a eles próprios, actividade lúdicas que nada têm a ver com as brincadeiras que costumam fazer e um vocabulário que não dominam.
A distância a que fica muitas vezes a escola e a falta de transportes reforça, muitas vezes, a fraca disposição para a escola. A todos estes obstáculos, juntam-se as questões culturais difíceis de ultrapassar, tais como a educação baseada na oralidade e a inexistência de contactos com livros.
As famílias ciganas desconfiam da escola e da sua função educativa que pode ser destrutiva para a sua cultura. A cultura cigana não admite a escrita – agrafa – sendo o conhecimento transmitido oralmente no contexto familiar, ao contrário do que acontece na instituição escolar, em que o saber assenta fundamentalmente na transmissão escrita. Assim, a criança cigana é, muitas vezes considerada inadaptada e oferece resistência no contexto da escolarização à aprendizagem autoritária de um saber transmitido por uma pessoa estranha à família.

17 comentários:

Anónimo disse...

A criança Cigana não é diferente de todas as outras crianças, só tem outros costumes e outros modos de vida diferentes das outras pessoas. Mas não é por isso que elas são diferentes, elas podem agredir os funcionários e professores, mas também existe outras crianças que não são de etnia Cigana e também o fazem.

Anónimo disse...

As crianças de etnia cigana são muitas vezes consideradas como intrusas e incompreendidas na sua diferença, apenas pelo facto de a sociedade não aceitar linguas,hábitos,costumes e tradições diferentes e até os consideram marginais, Na escola as crianças de etnia cigana por vezes tem comportamentos agressivos [agressividade verbal, física ou violência simbólica], mas fazem isso apenas para se expressarem. Mas as pessoas não podem utilizar esse argumento para dizer que essas crianças nao tem educação, muito pelo o contrário a educação é permanente, o que significa que para os ciganos não existem momentos para aprender, para brincar ou trabalhar. As famílias e as crianças ciganas, na escola, defrontam-se com uma realidade diferente da nossa talvez seja por isso que muitas vezes é considerada inadaptada e oferece resistência no contexto da escolarização à aprendizagem autoritária de um saber transmitido por uma pessoa estranha à família. Eu gostei da ideia do stor, assim podemos expressar a nossa opinião...de uma maneira diferente do que custume. Então eu vou aproveitar e dizer mais uma coisita : NÃO SEJAM RACISTAS...APRENDAM A LIDAR COM A DIFERENÇA!! bem...e é só :P

Anónimo disse...

acho que o racismo com a ectnia cigana,e um preconceito muito estupido. Todos teem direito a educaçao, e o facto de serem ciganos nao sao difrentes dos outros, tenho alguns amigos ciganos e sao pessoas normais. nos somos todos iguais todos diferentes.

Anónimo disse...

A criança cigana têm culturas, costumes, religiões, habitos e estilos de vida diferentes. Ás vezes são alvos de discriminação por causa das diferenças.

Anónimo disse...

Store sou eu outra vez eu acho que as crianças ciganas deviam ser acompanhados psicológicamente pelos professores porque eu vejo que aqui na castanheira existe ciganos que não podem vir á escola porque existe discriminação e racismo.
Na escola da minha irmã só existe 12 alunos africanos e 4 ciganos (média) devido ás agressões sofridas todos os dias.

Anónimo disse...

Para começar admito que o "stor teve uma excelente ideia ao fazer com que expressasemos as nossas opiniões por escrito que sempre é mais fácil(:P)! Agora a sério, cá vai: na minha opinião todas as pessoas têm uma coisa em comum, o coração!
Não só os portugueses, todos os países( MUITAS PESSOAS) não concordam com a presença de estrangeiros no seu país e culpam-os de fazerem toda a criminalidade existente de forma a os expulsar!
Tanto os de etnia cigana, como todas as outras etnias se sentem descriminados devido a forma como os trantam; mas no fundo a uns que têm sorte e recebem a ajuda de alguem com coração. Alguns superam, outros já não! Deviamos todos "fazer aquilo que queriamos que nos fizessem a nós" e não descriminar ninguém! e volto a repetir, TEMOS TODOS O CORAÇÃO IGUAL!!! ............FIM...........
p.s: desculpe mas devia admitir abreviaturas nos comentário!!! *************

Anónimo disse...

Nas escolas os alunos nacionais descriminam a étnia cigana devido á sua fala, costumes entre outros. Na minha antiga rua o estado comprou um só prédio para ciganos que se sentiram ridicularizados ao verem o quanto eram discriminados. Como os portugueses não gostaram de ver que eles tinham um prédio, sentiram-se indignados e os filhos ao ouvirem os pais gozavam e agrediram os ciganos.

Anónimo disse...

A crinça cigana ainda e descriminada nas nossas escolas, devido a mentalidade dos pais de outras crinças principalmente.
Um aspecto negativo da crinça cigana e a falta de respeito com a outras pessoas que nao sao da mesma raça...no entanto nao têm um boa educuçao devido ao tipo de trabalho que os pais têm,andam de feira em feira nao conseguindo manter os filhos na escola, porque teêm de estar sempre unidos. Pelo que a crinca prefere andar com a familia do que estar na escola onde, se sente sozinha. A crinça cigana aparentemente apresenta uns costumes diferentes das pessoas que na sao da mesma raça que elas, indo desde da alimentacao, educaçao,vestuario etc... Ixo leva a que varias pessoas excluiam os ciganos, nos chamamos ixo Racismo.... Por isso vamos por o RACISMO DE LADo.. TODOs POR Um MUNDO MELHOR ;) :D :P

Anónimo disse...

os ciganos são iguais só por dizer que tem costumes,hábitos,línguas diferente e tradicões.e se vermos de um lado positivo nós podiamos aprender coisas diferentes e novas com eles.mas não muitas vezes eles são discriminados por terem costumes diferentes eles são incompreendidios.é verdade que os ciganos ás vezes são agresivos mas isso todos fazemos,não podemos discriminalizar-os nós temos costumes diferentes então eles também podiam ser raicistas connosco e há muitos imigrantes portugueses noutros paises que não são discriminalizados.

NÃO AO RAICISMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Bem é assim .. eu acho que não por terem cultura,lingua,hábitos,costumes e tradições diferentes que devem ser descriminados , pois somos todos iguais por dentro,mas tambem não é por isso que podem andar a dar pancada em tudo e todos, a muitas raças diferentes e que tambem são discriminados e não vejo os Brasileiros,russos,etc a dar pancada em todos, posso tar errado mas tb deviam ter um educação melhor.

Acho uma Grande ideia o stor mandar fazer este tipo de trabalho!!

Não ao Racismo.!!

Anónimo disse...

as crianças ciganas são muitas vezes descreminadas pois não têm os mesmos abitos e culturas que os nossos.tentam de varas formas chamar a atenção dos colegas, professores, auxiliares atraves a violencia. toda a criança deve sre tratada de forma igual independentemente das suas oringens, lingua cor e raça.

Anónimo disse...

Eu acho que as crianças de etnia cigana não são diferentes das outras elas são discriminadas pelo facto que as suas famílias podem roubam e podem pedir na rua...esse é o facto mas nem todas as famílias ciganas são assim porque algumas até tentam compor a sua vida e arranjar emprego mas as pessoas olham para uma pessoa cigana e pensam logo naquelas que pedem na rua então não lhes dão empregos e tratam-nas como «cães» como se fossem uma raça inferior, o mesmo se passa na escola em que as crianças ciganas não são aceitadas na sociedade então podem-se revoltar, nós devíamos ajuda-las e tentar inseri-las na sociedade porque elas são seres humanos como nós e até podíamos aprender com elas.....
Por estes factos e muitos mais temos de aceitar a diferença e dizer não ao racismo.

Anónimo disse...

Excelente ideia a deste blog sobre o racismo. Os ciganos não podem ser discriminados e postos de parte so porque têm outras culturas.
Era bom que todos fossem aceites principalmente na educação pois são iguais a todos os outros e não ficassem de lado, vivendo e sendo criados em pobres condiçoes, sem cuidados ou educação. Mais tarde isto é reflectido em violencia e agressão.

João Silva, nº15 8ºA

Anónimo disse...

N

Anónimo disse...

Na minha opiniao eu acho que nao devemos criticar a cultura dos outros. As crianças de etenia cigana devem ir as aulas pois se nao forem nao saberam ler, escrever, fazer contas.. todos temos direito a ir a escola. temos de por fim ao racismo!!!!!!!
Joana Almeida 8ºa

Anónimo disse...

Todos falam os ciganos isto e os ciaganos aquilo .. são todos iguais 'bla bla bla' mas na realidade todos os metemos de lado. a frente de outros dizemos que o racismo e mau e naod evia existir.
Mas pelas costas flaam totalmente o contrario.
Enfim apenas a minha opiniao, não vou ser diferente dos outros , eu acho que tabem deviam ser bem tratados e bem recebidos por 'nós'

Anónimo disse...

É necessário compreender, antes de mais, que a comunidade cigana encontra-se extremamente ligada. Para eles a família, as suas tradições e costumes são sagrados.

Todos sabemos que os ciganos se encontram excluídos da nossa sociedade. Se pesquisarmos um pouco, vemos que até à poucos séculos atrás os ciganos eram banidos do nosso país (embora sem efeito). No entanto, tem sido desenvolvidos grandes projectos que visam incluir a comunidade cigana apostando essencialmente na entrada destes nas escolas. A ideia é fazer com que haja mais interacção e convivência perante as crianças ciganas e não-ciganas de forma a que se crie hábitos que permitam uma maior abertura de mentalidades.
As dificuldades de integração encontradas passam essencialmente pela entrada dos ciganos nas escolas uma vez que as famílias ciganas encaram a escola como uma ameaça para a sobrevivência das suas tradições (estas que, como referi, são tidas como sagradas). Salvo erro, em 1996 foi criada uma medida governamental, "o rendimento mínimo garantido" que obteve algum exito face a este problema uma vez que uma das exigências para a atribuição deste subsídio às famílias era que as suas crianças passassem a frequentar as escolas (se bem que mais tarde se revelou uma elevada taxa de abandono escolar após a atribuição do subsídio).
Das poucas crianças de etnia cigana que entram para a escola enfrentam ainda uma série de obstáculos. Desde as discriminações sofridas quer por colegas, professores, contínuos, etc, até ao seu próprio enquadramento dentro da escola, isto é, a forma como encaram a escola e a sua estadia la, uma vez que a criança cigana provém de raízes que assentam numa lógica profunda de liberdade até porque desde cedo são ensinados a contribuir com o sustento da família.
Em suma, admite-se assim que há uma necessidade não só por parte da sociedade para integrarem os ciganos, pondo de parte discriminações e qualquer tipo sujeições, como também da parte deles porque muitos destes ciganos se auto-excluem.