sexta-feira, agosto 08, 2008

Alguma Bibliografia Interessante - I

ETNICIDADE - Steve Fenton


"O termo de «etnicidade» ocupa hoje um papel importante na imaginação sociológica e nos discursos políticos e de política. Este livro ataca a questão segundo duas linhas diferentes. Uma visa estabelecer o que é a etnicidade e a outra determinar as condições sob a quais a identificação étnica se torna na principal fonte de acção. Na persecução do prmeiro propósito, são examinados os significados explícitos e implícitos dos termos «étnico», «etnicidade» e «grupo étnico» e de alguns termos relacionados, em particular «raça» e «nação». O que incluiu uma análise de alguns autores mais importantes no campo ao lngo do século XX e até ao presente. No segundo propósito, descrevem-se, algumas vezes com conhecimento, outras especulativamente, as ciscunstâncias em que as identidades étnicas se tornam numa importante dimensão da acção. A primeira parte do livro aborda as questões mais valiosas para estudantes iniciados no assunto; a segunda parte apelará, assim se espera, indistintamente a experientes e iniciados.

Em síntese, pretende-se reposicionar o interesse pela etnicidade no quadro do domínio central da imaginação sociológica - a estruturação do mundo moderno, formações de classe e culturas de classe, as tensões entre vidas privadas, culturas e a coesão da vida comum e pública."

O INSUCESSO ESCOLAR E AS MINORIAS ÉTNICAS EM PORTUGAL - Uma abordagem antropológica da educação - Manuel Viegas Tavares

"Esta obra de Manuel Viegas Tavares flui entre duas margens, a Educação e a Antropologia, que nunca se perdem de vista, exactamente como a acção que o autor tem desenvolvido ao longo de décadas. Profundo conhecedor do fenómeno educativo, como a sua vasta e prestigiada carreira no MInistério da Educação atesta, desde sempre que a Antropologia foi o seu campo de investigação.

Não uma Antropologia livresca e especulativa mas a ciência onde o Homem interroga o outro Homem, onde questiona angustiadamente porquês e onde Viegas Tavares tenta descobrir como pode servir melhor outros homens."

Extracto do prefácio redigido pelo Prof. Doutor Trovão do Rosário.


1 comentário:

Gitelles disse...

Boa tarde,

a cinago-tv gostaria de informar que nomeou o seu blogue como merecedor do selo Sunshine Awards, que atesta qualidade e tratamento integro do tema da cultura cigana. Sabemos que nem sempre é facil tratar de um assunto tão "minoritário", há que sobreviver a muitas pressões e preconceitos, principalmente por parte de pessoas que apenas sabem uma parte da questão, ou nem isso.

Parabens pelo seu trabalho, para mais informações passe em cigano-tv.blogspot.com

obrigado

cigano-tv