quarta-feira, julho 02, 2008

Em resumo...

A minha dissertação de mestrado apresenta como objectivo de estudo a inclusão das crianças e dos jovens de etnia cigana no sistema de ensino português e as estratégias que este mesmo sistema utiliza no âmbito de uma política de educação intercultural que permitam fazer face a uma inclusão efectiva destes alunos permitindo-lhes alcançar o sucesso académico em vez de serem continuamente referidos como alunos que alcançam resultados inferiores à média nacional.

Durante a pesquisa verificou-se que a situação face do sistema escolar relativamente às comunidades e aos alunos de etnia cigana, em alguns países da Europa Ocidental, numa perspectiva de benchmarking, continha algumas semelhanças com a situação vivida em Portugal, nomeadamente em termos de aceitação destes numa perspectiva de igualdade de oportunidades e de sucesso académico. De uma maneira geral, os alunos da etnia cigana são discriminados e os seus resultados académicos sã inferiores aos registados pelas várias médias nacionais.

A parte empírica do trabalho baseou-se num estudo de caso que decorreu em Coimbra, onde os alunos de etnia cigana se apresentam em número reduzido, a taxa de desistência é alta e a taxa de diplomação caracteriza-se por ser, de um modo geral, inferior à nacional. Através da ligação que foi estabelecida com entidades públicas e projectos que intervêm no campo da inclusão de jovens, designadamente ao Programa Escolhas e dos Projectos Renovar Origens e Trampolim, foi possível estabelecer uma aproximação mais intensa e mais rigorosa relativamente à realidade sobre a comunidade cigana na cidade de Coimbra.

Os resultados dos inquéritos realizados nas escolas parceiras dos projectos supramencionados, junto dos docentes que aí leccionam permitiu-nos obter uma visão mais detalhada sobre a opinião destes profissionais relativamente aos alunos ciganos e à aplicação de estratégias no domínio da educação intercultural no contexto de sala de aula

Apesar das entrevistas realizadas junto das famílias de etnia cigana revelarem um abandono precoce e definitivo da escola por parte dos entrevistados, estes reconhecem que a escola pode ter uma influência muito positiva e um papel muito relevante na vida futura dos seus filhos.

A importância dos mediadores sócio-culturais que trabalham nas escolas foi reconhecida pelos professores e pelas famílias de etnia ciganas como um elemento que pode promover a inclusão dos alunos ciganos em igualdade de condições. A missão deste profissional, através da execução das suas funções, pode ser um elemento valioso para a escola e para as famílias ciganas. No entanto, a sua situação profissional ainda é precária.

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